O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abriu inscrições para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica e técnica, oferecendo ao todo 1.890 vagas.
A oportunidade é destinada tanto para as indústrias quanto para a população dos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.
As inscrições podem ser feitas no Portal SENAI (https://portal.fiero.org.br/senai), onde os interessados devem preencher um cadastro com informações como nome completo, e-mail, telefone, idade e curso desejado.
Estão disponíveis 15 cursos na modalidade Aprendizagem Industrial Básica e 15 na Aprendizagem Industrial Técnica, que podem ser feitos presencialmente ou por meio da Educação à Distância (EAD).
Cronograma e Requisitos
Os cursos básicos destinam-se exclusivamente a jovens entre 14 e 23 anos que tenham completado, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental. Já os cursos técnicos são voltados a jovens de 16 a 23 anos, com a exigência de escolaridade a partir do 2º ano do Ensino Médio.
O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, destacou que o SENAI Rondônia respeita rigorosamente a oferta de programas gratuitos, garantindo a gratuidade patrocinada pelo compulsório. “Nos últimos seis anos, de forma planejada, duas vezes por ano a instituição divulga editais para que jovens entre 14 e 23 anos possam se qualificar, seja através de programas de qualificação de seis meses ou de cursos técnicos regulamentares com duração de três semestres”, explicou Coelho.
Coelho ressaltou que as vagas constituem uma excelente oportunidade. “O SENAI elabora esses cursos com base em pesquisas sobre as necessidades do mercado, levando em consideração indicadores econômicos e demandas das indústrias. A pesquisa de empregabilidade realizada pela CNI mostrou que nosso SENAI tem um índice de empregabilidade superior a 90%, comprovando que ofertamos cursos alinhados com o que o mercado procura”, afirmou.
A primeira etapa do processo, que prioriza indicações das indústrias, tem duração de aproximadamente 20 dias, mas todos os interessados já podem procurar o SENAI para entrar na lista de espera. Coelho enfatizou a importância de os candidatos lerem os editais para se informarem sobre requisitos, prazos e documentação necessária.
“O principal objetivo da gratuidade é contribuir para que a indústria local continue se fortalecendo, e o SENAI está fazendo sua parte ao qualificar mão de obra. Se você é de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena ou de outros municípios de Rondônia, não deixe escapar essa chance de crescimento pessoal e profissional e trilhe o caminho do sucesso com o SENAI Rondônia”, incentivou Coelho.
Ele concluiu: “Prepare-se para uma jornada de sucesso. Domine conhecimentos teóricos e práticos e esteja um passo à frente no mercado de trabalho. Aproveite essa chance única de transformar sua vida. Mergulhe em conhecimentos relevantes que abrirão portas para um futuro brilhante.” As informações são do Portal SENAI RO.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!