O concurso da Caixa Econômica Federal para 2024 oferece vagas para os profissionais do ensino médio no Estado de Rondônia. As oportunidades são para os cargos de Técnico Bancário Novo e Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação.
Como requisito básico, é exigido o certificado de conclusão de ensino médio, emitido por instituição reconhecida pelo MEC. A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 3.762,00 por uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Além do salário, os colaboradores da Caixa gozam de várias vantagens, incluindo participação nos lucros ou resultados, plano de saúde, plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação, vale transporte, auxílio creche, além de possibilidades de ascensão profissional e acesso a capacitações.
O Concurso Caixa oferece oportunidades em várias cidades do estado de Rondônia, distribuídas em dois polos: Cacoal e Porto Velho.
Para o polo de Cacoal, há um total de 2 vagas imediatas e 1 vaga para formação de cadastro de reserva.
As cidades de lotação incluem Alta Floresta D’Oeste, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Espigão D’Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Nova Brasilândia D’Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Vilhena, com as provas podendo ser realizadas em Cacoal ou Ji-Paraná.
Já o polo de Porto Velho oferece 2 vagas imediatas e 1 para cadastro de reserva. As unidades de lotação abrangem as cidades de Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho, com locais de prova em Ariquemes ou Porto Velho.
Como se Inscrever no Concurso da Caixa em RO 2024
As inscrições para o Concurso Público da Caixa Econômica Federal estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação Cesgranrio, entre as 10h do dia 29 de fevereiro e as 16h do dia 25 de março de 2024.
O valor da taxa de inscrição foi fixado em R$ 50,00. Importante ressaltar que os candidatos que necessitarem de isenção dessa taxa poderão solicitar tal benefício do dia 29 de fevereiro ao dia 07 de março de 2024.
As etapas do concurso consistirá de provas objetivas, prova de redação, verificação de condição para concorrer às vagas reservadas e procedimentos admissionais.
As etapas de qualificação técnica do concurso da Caixa para os cargos de Técnico Bancário Novo e Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação incluem:
- Provas Objetivas (1ª Etapa) – Eliminatória e Classificatória: Totalizando 60 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 35 de Conhecimentos Específicos. A prova de Conhecimentos Básicos cobrirá Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática Financeira, Noções de Probabilidade e Estatística, e Comportamentos Éticos e Compliance. A prova de Conhecimentos Específicos varia de acordo com o cargo, incluindo questões de Conhecimentos Bancários, Tecnologia da Informação e Comunicação, Conhecimentos e Comportamentos Digitais, e Atendimento Bancário.
- Prova de Redação (2ª Etapa) – Eliminatória: A Redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, valendo 100 pontos. Serão avaliados critérios como adequação ao tema, ao tipo de texto, emprego de mecanismos de coesão, capacidade de argumentação e domínio da norma-padrão da língua escrita.
Serão eliminados os candidatos que obtiverem menos de 50% do total da pontuação nas provas objetivas ou em qualquer uma de suas partes (Conhecimentos Básicos ou Específicos), bem como aqueles que obtiverem menos de 70 pontos na prova de Redação.
Os critérios de desempate priorizam candidatos com idade igual ou superior a 60 anos, maior número de pontos em Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Língua Portuguesa, Conhecimento e Comportamentos Digitais, Comportamentos Éticos e Compliance, Matemática Financeira, e outros critérios específicos, como ter exercido a função de jurado ou prestado serviço eleitoral voluntário.
A seleção para a 2ª Etapa (Prova de Redação) será feita apenas entre os candidatos classificados na 1ª Etapa em uma posição que não ultrapasse o triplo do total de vagas e do número de cadastro de reserva.
A redação será corrigida somente para os candidatos classificados e habilitados conforme critérios estabelecidos.
Os candidatos no concurso da Caixa em Rondônia terão a opção de realizar suas provas em cidades localizadas dentro do estado.
Para aqueles alocados no polo de Cacoal, as provas poderão ser feitas em Cacoal ou Ji-Paraná. Já os candidatos do polo de Porto Velho terão como opções de local para realizar a prova as cidades de Ariquemes ou Porto Velho.
Validade e edital completo
O prazo de validade do Concurso Público da Caixa Econômica Federal será de um ano, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação dos resultados finais, com possibilidade de prorrogação por igual período, a critério da CAIXA.