IBGE promove novo Processo Seletivo em RO

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, publicou o edital de abertura do mais novo Processo Seletivo Simplificado para contratação em diversos municípios do Estado de Rondônia.

No certame do IBGE está previsto o preenchimento de 6.514 vagas de Recenseador e 251 vagas de Agente Censitário Municipal-ACM e Agente Censitário Supervisor-ACS.

As vagas abertas no Processo Seletivo do IBGE estão distribuídas nos Estados de Rondônia, São Paulo, Alagoas, Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.

O prazo final para os interessados se inscrever no certame vai até o dia 29 de agosto de 2022. Assim, para realizar a inscrição, o candidato deverá comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE relacionados no edital que pode ser visualizado nesta matéria, em seguida entregar o formulário de inscrição, preenchido e assinado. 

A seleção para os cargos será por meio de Análise de Títulos, compreendendo a Titulação Acadêmica dos candidatos. Sendo, que a Análise de Títulos terá caráter classificatório.

TREINAMENTO PARA FUNÇÃO DE RECENSEADOR

O treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado pelo IBGE e terá duas etapas: autoinstrução e presencial.  

  • Na etapa autoinstrucional, o candidato deverá realizar a leitura prévia do Manual do Recenseador, 
  • A etapa presencial do treinamento tem a duração prevista de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias. Os candidatos que realizarão a coleta de dados em Setores Censitários de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) terão mais um dia de treinamento. (Para ingresso e permanência dos candidatos no local de treinamento será obrigatório o uso de máscara e seguir as medidas protocolares de prevenção e proteção à saúde determinadas pelo IBGE.)
Leia também:  Prefeitura abre edital de processo seletivo com 12 vagas, em Campo Novo de Rondônia

De acordo com o edital, ao final da etapa presencial, o candidato realizará o teste final do treinamento, cujo resultado será representado em percentual de acertos e aquele que não obtiver o mínimo de 50% de acertos no Teste e, pelo menos, 80% de frequência no Treinamento, será eliminado do processo seletivo.

O resultado final do Processo Seletivo do IBGE está previsto para ser publicado no dia 09 de setembro de 2022.

Editais

2022/18 – Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor – Edital Completo
Anexo III – Formulário de inscrição
Anexo III – Formulário de inscrição
Anexo IV – Formulário de recurso
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?