IFRO lança 2.000 vagas de cursos gratuitos para mulheres em RO

O Instituto Federal de Rondônia – IFRO abriu processo seletivo para os cursos de formação inicial, do projeto Empoderamento da Mulher.

Os cursos gratuitos da IFRO serão realizados na modalidade de Educação a Distância – EAD.

Dessa maneira, os cursos gratuitos deverão ter carga horária mensal de 40h , no período de 04 meses, totalizando 160 horas.

Sobretudo, os cursos serão realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – (AVA), disponibilizado no Portal do IFRO.

No início do curso, as alunas terão orientações sobre como utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – (AVA).

Projeto Empoderamento da Mulher

O Projeto Empoderamento da Mulher é uma ação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e da Deputada Federal Jaqueline Cassol, por meio de emenda parlamentar, para ampliar as oportunidades de qualificação profissional e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo-se os Cursos de Formação Inicial e Continuada. 

O objetivo deste Edital é promover formação inicial e continuada para mulheres, do Estado de Rondônia, em condições de vulnerabilidade socioeconômica no Estado de Rondônia, com foco em capacidades empreendedoras, inserção no mercado de trabalho e construção da autonomia para o empoderamento e equidade de gênero. 

VEJA TAMBÉM:  Senai Vilhena está com inscrições abertas com salário de R$ 2,6 mil

A formação é destinada à mulheres residentes em qualquer município do Estado de Rondônia, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Além disso, os cursos ofertados são totalmente gratuitos e não possuem taxa de inscrição. 

Cursos, vagas, locais e requisitos

O certame do IFRO oferta uma totalidade de 2.000 vagas para diferentes cursos e Campus em Rondônia.

As chances são divididas da seguinte maneira:

No Campus de Ariquemes, as oportunidades são para o curso de Assistente em Administrativo com 300 vagas, o requisito mínimo é ter o Ensino Fundamental II (6º a 9º).

Em Cacoal são 200 vagas para o curso de Cuidadora Infantil, sendo que o requisito mínimo é ter Ensino Fundamental II (6º a 9º).

O curso de Estética Facial e Maquiagem é ofertado para o Campus de Colorado do Oeste com 300 vagas, tendo como requisito o Ensino Fundamental I (1º a 5º).

Em Guajará Mirim, fronteira com a Bolívia tem vagas para o curso de Espanhol Básico com 200 vagas, como requisito a candidata deve ter o Ensino Fundamental I (1º a 5º) completo.

Já em Ji-Paraná, o requisito para participar é o Ensino Fundamental II(6º a 9º), com 300 chances para o curso de Assistente Financeiro.

VEJA TAMBÉM:  CRO da 12º Região Militar do Exército Brasileiro abre vagas para RO

Na capital rondoniense as ofertas são para o Campus de Porto Velho Calama com 200 vagas para o curso de Cuidador de Idosos tendo como requisito o Ensino Fundamental II (6º a 9º).

Ainda na capital tem vagas para o curso de Gestão de Vendas e Marketing Digital para o Campus de Porto Velho Zona Norte com 300 oportunidades, segue os mesmo requisitos anterior.

Por fim, em Vilhena as vagas são para o curso de Inglês Básico com 200 vagas e o requisito é ter o Ensino Fundamental I (1º a 5º).

Inscrições Projeto Empoderamento da Mulher – IFRO

As inscrições são destinadas a mulheres em vulnerabilidade socioeconômica, podendo ser realizada, exclusivamente on-line, no Portal de Seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO: https://selecao.ifro.edu.br/reitoria.

Antes de efetuar a inscrição, a candidata deverá certificar-se de que preenche todos requisitos exigidos para o ingresso no curso em que pretende se inscrever, clique aqui e veja o edital completo.

O prazo final para se inscrever vai até o dia 04 de julho de 2021.

O resultado final do Processo Seletivo do Instituto Federal de Rondônia está previsto para ser publicado no dia 09 de julho.

Em contrapartida, as matrículas ocorrerão entre os dias 12 e 16 de julho de 2021.

PRÓXIMO   

Recomendado para você

Comentários