Cursos Gratuitos

IDEP-RO abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional com vagas para todo o Estado

Instituto oferta cursos online gratuitos; inscrições ficam abertas até 07 de dezembro e incluem opções em gestão, tecnologia, educação e comunicação

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (IDEP-RO) abriu inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional, ofertados na modalidade remota para moradores de todos os municípios do Estado. As inscrições seguem até 7 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico.

Os cursos integram a política estadual de formação profissional, com foco em ampliar o acesso a curso online gratuito, curso técnico gratuito, curso de capacitação e demais oportunidades de estudo voltadas à empregabilidade.

Inscrições online e requisitos obrigatórios

As inscrições estão abertas no período de 27/11/2025 a 07/12/2025, com encerramento às 17h do último dia. Os interessados devem utilizar obrigatoriamente um e-mail Gmail para acessar o formulário e validar a inscrição.

Para concluir o cadastro, é necessário anexar um único arquivo PDF contendo:

  • Documento oficial com foto (RG ou CNH)

  • CPF

  • Comprovante de endereço

  • Comprovante de escolaridade

A escolaridade mínima exigida é Ensino Fundamental Incompleto.

O IDEP informa que, caso a quantidade de inscritos não seja suficiente para formação de turma, o curso poderá ser adiado ou cancelado. Além disso, as inscrições serão encerradas caso o número de interessados alcance o limite de reserva correspondente ao triplo de vagas oferecidas.

Cursos remotos com certificação gratuita

As aulas serão ofertadas de forma híbrida pelo Google Classroom, com parte do conteúdo ao vivo (remoto) e outra parte composta por atividades na plataforma. A certificação gratuita será concedida aos participantes que cumprirem presença e todas as exigências de atividades e avaliações.

Municípios atendidos

As vagas são destinadas a estudantes de todos os municípios de Rondônia, incluindo Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Buritis, Extrema, Vista Alegre do Abunã, dentre outros listados na imagem, a seguir.

Cursos disponíveis: qualificação profissional para várias áreas

A seguir, confira os principais cursos disponibilizados pelo IDEP-RO, com informações sobre carga horária, vagas, inscrições abertas e perfis profissionais.

Organização de Sistemas e Métodos (OSM)

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50 + cadastro reserva
Carga horária: 40h | Horário: 7h30 às 11h30
Modalidade: Remoto + atividades online

Curso voltado ao entendimento e aplicação de técnicas de organização administrativa, análise de processos, implementação de sistemas e melhorias operacionais.
Link de inscrição: https://forms.gle/GNa8ispijqQp3XwQA

Marketing de Relacionamento

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Horário: 7h30 às 11h30
Focado em estratégias de fidelização, relacionamento com clientes e criação de planejamentos estratégicos voltados à experiência do consumidor.
Link: https://forms.gle/uDPkiGqS4NjqYqe27

Marketing Digital

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Horário: 18h30 às 22h30

Capacita estudantes em ferramentas e práticas de divulgação online, comportamento do consumidor digital e estratégias de presença nas redes.
Link: https://forms.gle/JWhb5ZfjBbyeLg739

Comércio Internacional

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Horário: 18h30 às 22h30

Aborda rotinas operacionais e fundamentos do comércio exterior, globalização, taxas de câmbio e aspectos logísticos internacionais.
Link: https://forms.gle/ppjdrgAeA8ZXbf498

Internet e Protocolos

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Horário: 18h30 às 22h30
Enfoque na arquitetura da internet, análise de tráfego, funcionamento de redes e resolução de problemas.
Link: https://forms.gle/epCKaRbmFBGgaspV7

Informática Aplicada

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Horário: 18h30 às 22h30
Curso para quem busca capacitação em sistemas operacionais, edição de textos, gerenciamento de informações e uso de ferramentas básicas de TI.
Link: https://forms.gle/SXw19Z6UqCoA7sGo9

Internet das Coisas (IoT)

Início: 08/12 | Término: 12/12
Vagas: 50
Carga horária: 20h
Formação técnica para integração de dispositivos inteligentes, sensores, automação e comunicação entre sistemas digitais.
Link: https://forms.gle/GMTeee133C2DmJXd8

Aplicativos Informatizados

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Horário: 18h30 às 22h30

Voltado para atualização em softwares, linguagens e uso de recursos tecnológicos no ambiente administrativo.
Link: https://forms.gle/a9uScfibdQp33HnGA

Computação em Nuvem

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Capacita estudantes em infraestrutura digital, armazenamento online, serviços em nuvem e evolução das tecnologias computacionais.
Link: https://forms.gle/8o2tEkvdzqM1hHTH9

Gestão Escolar

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Curso direcionado a profissionais da educação, abordando liderança, organização pedagógica e práticas de gestão.
Link: https://forms.gle/htnjqxRwzCvwa4Pj7

Contabilidade na Escola

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Apresenta rotinas contábeis aplicadas a instituições de ensino, gestão de receitas e despesas.
Link: https://forms.gle/J3hNYeimbzJNCUAi6

Técnicas de Redação e Arquivo

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Voltado para produção textual, organização documental e padronização da comunicação institucional.
Link: https://forms.gle/7cEDV7pDZEx39QVMA

Planejamento, Recrutamento e Seleção

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Enfoque na gestão de pessoas, cultura organizacional e métodos de contratação.
Link: https://forms.gle/DJdCU8T9qz9BwN1K9

Planejamento Estratégico

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Desenvolve competências para definição de metas, estratégias corporativas e análise de cenários.
Link: https://forms.gle/mDwt7CrDT7ptd8qr5

Gestão de Marketing

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Curso para capacitação em comunicação, comercialização, atendimento ao cliente e estratégias de mercado.
Link: https://forms.gle/jR2fpDtxi5UC426V6

Gestão Financeira e Orçamentária

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Trabalha análise de dados financeiros, planejamento econômico e tomada de decisões organizacionais.
Link: https://forms.gle/vfBCNUTeEejJdcCQA

Prática de Departamento Pessoal

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Curso de capacitação para rotinas de RH, folha de pagamento, admissões e controle de benefícios.
Link: https://forms.gle/9RR7MrZLcSHkGZXWA

Relações Interpessoais

Início: 08/12 | Término: 19/12
Vagas: 50
Aborda comunicação, motivação, liderança, ética e técnicas de atendimento.
Link: https://forms.gle/CRYjfG6emcnMLUEE9

Acesso ao edital completo

O edital pode ser consultado em:
https://rondonia.ro.gov.br/

COMENTÁRIOS

Este artigo foi útil?
SimNão