SENAR abre curso técnico gratuito com 100 vagas para RO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), anunciou a abertura de processo seletivo para ingresso no curso técnico de nível médio em Agronegócio com vagas para o Estado de Rondônia.

O curso técnico será para seleção de ingresso de alunos para turma de 2022/1 na forma subsequente e na modalidade a distância.

O Senar tem o objetivo de selecionar candidatos para preenchimento de 1515 vagas, em 61 polos de apoio ao Senar localizados em diversos estados brasileiro.

No Estado rondoniense as vagas são para as cidades de Ariquemes, Cerejeiras, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste, São Francisco do Guaporé e Vilhena.

Curso Técnico em Agronegócio para o 1º semestre de 2022 

O preenchimento das vagas do Curso Técnico em Agronegócio para o 1º semestre de 2022 será realizado pelas formas a seguir:

  • Prioritariamente, as vagas serão preenchidas pelo produtor rural ou seu familiar; ou ainda, o colaborador do produtor rural. 
  • Para concorrer a essa forma de ingresso o candidato na condição de produtor rural precisa apresentar no ato da inscrição o Certificado de Conclusão do Ensino Médio/Histórico Escolar ou documento oficial equivalente (mesmo nível de escolaridade exigido no item 1.4. deste Edital, ou seja, de ensino médio exclusivamente) e um documento que comprove a atividade rural do produtor: Inscrição Estadual ou Cartão Estadual do Produtor Rural ou documento similar; ou Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR ou Declaração Anual do Produtor – DAP ou Número do Imóvel na Receita Federal – NIRF; ou  Declaração do Sindicato Rural reconhecendo a atividade produtiva rural do produtor, em sua região de alcance.
  • Para concorrer a essa forma de ingresso o candidato na condição de parente do produtor rural ou colaborador do produtor rural precisa apresentar no ato da inscrição o Certificado de Conclusão do Ensino Médio/Histórico Escolar ou documento oficial equivalente (mesmo nível de escolaridade exigido no item 1.4. deste Edital, ou seja, de ensino médio exclusivamente), um documento para comprovar a atividade rural do produtor (discriminados nos subitens 2.1.1.1.1, 2.1.1.1.2 e 2.1.1.1.3) e outro documento para comprovar o vínculo de parentesco com o produtor rural ou vínculo profissional com o produtor rural: Documentação comprobatória de parentesco com o produtor rural ou o vínculo profissional com o produtor rural.

Dessa maneira, as vagas não ocupadas pelo público prioritário serão preenchidas pelo público em geral, desde que seja atendido o critério estabelecido que é a conclusão do ensino médio.

De acordo com o edital, as atividades educacionais são semipresenciais, com os conteúdos a distância disponibilizados na Internet, no material impresso e nas videoaulas, além daqueles executados nos encontros presenciais, nos polos de apoio.

Os encontros presenciais representam 20% da carga horária total do curso e

contemplam aulas teóricas, atividades práticas e avaliações. As datas dos encontros

estarão descritas no calendário de atividades a ser informado no 1º encontro presencial do curso; no polo de apoio presencial, em que o estudante estiver

regularmente matriculado.

Ainda de acordo com o edital, a participação nos encontros presenciais é obrigatória, não sendo aceito pedido de dispensa.

As atividades educacionais do 1º semestre letivo de 2022 estão previstas no

calendário escolar, a ser disponibilizado aos alunos matriculados, e poderão ser

alteradas a exclusivo critério do SENAR.

Como se inscrever no curso técnico em Agronegócio do Senar 2022

As inscrições para o curso do Senar serão gratuitas através da internet, no site oficial do Senar, no endereço: http://www.senar.org.br/etec/, até às 23h59min do dia 24 de janeiro de 2022.

A seleção dos candidatos consiste na análise do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Histórico Escolar.

Assim, a lista dos aprovados está prevista para ser publicada no dia 25 de fevereiro de 2022.

Logo após, os candidatos aprovados deverão realizar suas matrículas no período previsto entre os dias 02  e 07 de março de 2022, nas secretarias dos polos de apoio presencial.

Saiba mais detalhes sobre o curso gratuito do Senar em Agronegócio abrindo o edital na íntegra.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
Artigo anteriorSENAR anuncia 20 vagas de curso Técnico em Fruticultura em Ariquemes
Próximo artigoApostila Matérias para Concursos Públicos – DIREITO PENAL