UNIR abre inscrições para mestrados em Rolim de Moura
UNIR oferece vagas para mestrados em Ciências da Natureza e Ciências Ambientais no campus de Rolim de Moura com início previsto para 2026.
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu inscrições para dois programas de mestrado acadêmico no campus de Rolim de Moura, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. São ofertadas 23 vagas no total, distribuídas entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UNIR). Para o PGECN, o prazo vai de 5 a 30 de setembro de 2025. Já para o PPGCA, as inscrições seguem abertas entre 5 e 28 de setembro de 2025.
Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN)
O PGECN oferta oito vagas, sendo seis destinadas à ampla concorrência e duas para ações afirmativas, que contemplam pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e pessoas com deficiência.
O programa possui duas linhas de pesquisa:
-
Fundamentos e modelos psicopedagógicos no Ensino de Ciências da Natureza, com foco em teorias da aprendizagem, desenvolvimento humano e modelos pedagógicos aplicados à área;
-
Formação docente, culturas, saberes e práticas das territorialidades e diversidade da Amazônia, voltada para reflexões sobre formação de professores, valorização das territorialidades e diversidade cultural da Amazônia Legal.
A seleção será realizada em três etapas: avaliação do projeto de pesquisa (eliminatória), entrevista com defesa do projeto (eliminatória) e análise de títulos (classificatória).
O edital completo e os resultados das etapas serão divulgados no site oficial do programa (pgecn.unir.br).
Mestrado em Ciências Ambientais (PPGCA)
O PPGCA oferece 15 vagas, sendo dez para ampla concorrência e cinco para ações afirmativas (negros, indígenas e pessoas com deficiência). O programa aceita candidatos graduados em qualquer área de conhecimento, desde que com diploma reconhecido pelo MEC.
As pesquisas são desenvolvidas em duas linhas:
-
Inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico;
-
Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico.
O processo seletivo inclui três fases: análise da carta de apresentação e intenções, entrevista com defesa do projeto de pesquisa e avaliação do desempenho acadêmico por meio do Currículo Lattes.
A área de concentração do programa é “Biodiversidade amazônica e agricultura sustentável”, com cursos presenciais, gratuitos e em tempo integral.
O edital pode ser acessado no portal oficial do programa (pgca.unir.br).
Serviço
-
Inscrições PGECN: 5 a 30 de setembro de 2025
-
Inscrições PPGCA: 5 a 28 de setembro de 2025
-
Sistema SIGAA: sigaa.unir.br
-
Editais e informações: pgecn.unir.br | pgca.unir.br






COMENTÁRIOS